#2 – Com o advento da Internet, qualquer um pode ser qualquer coisa e ganhar dinheiro com isso

É pois é. Eu faço parte dessa teoria e dessas pessoas. Vamos abranger o assunto e depois voltar e me cercar até faltar ar.

A cada dia a Internet cresce mais e mais. Novas tecnologias são criadas para simplificar nossa vida e o jeito de interagir com outras pessoas através desse monitor pelo qual você está lendo essa linha. A informação é difundida e espalhada de uma maneira assustadora. Páginas e portais são criados a toda hora espalhando mais conteúdo do que podemos processar. Acha-se de tudo na Internet. Lê-se de tudo na Internet. Aprende-se tudo na Internet.

As profissões mais pró-Internet que existem no momento são:

  1. Desenvolvedor de qualquer coisa e em qualquer plataforma. Java, Linux, .net, Windows, PHP, XHTML, CSS, Padrões e por aí vai;
  2. Pseudo Jornalista freelancer em blogs;
  3. Cineasta pelo YouTube;
  4. (Web)Designer não formado, podendo ser um ex-informata, um futuro publicitário ou um sobrinho de alguém com 15 anos.

Cada item explicado:

  1. Não falta documentação para as dezenas de linguagens de programação que tem por aí. Programar não é difícil, é só ter um pouco de lógica matemática na cachola e muita paciência para ficar depurando os programas. Você pode aprender muitas das tecnologias OpenSource, contribuir com a comunidade, e se bobear, ficar conhecido. Você pode estudar tanto alguma linguagem, montar um blog sobre ela que esclareça as obscuridades dela, e também ficar famoso (Javascript e CSS). Depois ainda escreva um livro e ganhe dinheiro. Ou simplesmente candidate-se a uma vaga de programador do jornal e ganhe dinheiro.
  2. Faça uma conta grátis em algum serviço de blog na Internet. Comece a escrever sobre um assunto que as pessoas tenham interesse e que mais ninguém outro escreve. Pode ser sobre qualquer coisa do item anterior ou sobre algo como só você tenha acesso, como por exemplo: Sou a alga do calção do namorado da Cicarelli ou Eu vi o Saddam cair em cima de mim. Repasse o endereço do blog para as pessoas e continue escrevendo. Faça com que as pessoas sejam fiéis ao teu site e comece a computar milhares de acessos por mês. Adicione alguma publicidade, ganhe algumas referências em grandes sites. Continue escrevendo, se reinventando e ganhe dinheiro. Essa é a maneira mais fácil de disponibilizar conteúdo na Internet. Se você quer que outros sigam os teus passos, siga esta carreira.
  3. Criada há pouco e possivelmente o que faltava para que a TV mudasse seu jeito de ser (Superinteressante de fevereiro). Muita gente tem banda larga hoje em dia, o que possibilita ver os milhões de filmes disponíveis no YouTube, Google Video, Metacafe e tal. Assistir já é legal, por que não aparecer ali também? Empresas já começaram a criar essa interação com o público, possibilitando que os consumidores enviem videos caseiros para que concorram a prêmios ou simplesmente apareçam para todo o Brasil, na TV. Mas como ganhar dinheiro com isso? Faça com que mais de 1 milhão de pessoas veja o teu vídeo. Isso pode te fazer famoso e talvez conseqüentemente, com algum dinheiro. Faça com que os grandes da TV vejam teu vídeo e gostem do que tu filmaste. Talvez tu ganhes um programa na emissora deles (Hermes & Renato?).
  4. Finalmente. Bastante difundida. Qualquer idiota pode ser Webdesigner. Eu posso ser Webdesigner. O sobrinho do dono da empresa é mais Webdesigner que qualquer um. Como ganhar dinheiro com isso? Faça vários sites por R$ 500 ou alguns por R$ 4.000. Todo mundo sabe Flash hoje em dia. Todo mundo pode aprender a programar, como está explicado no primeiro item. Todos conseguem desenhar alguma coisa, passar para HTML e pronto! Aí está o seu website. Qual é a diferença entre cada um deles? Qualidade? Coisa que geralmente ninguém leva em conta quando se tem uma proposta de centenas de reais contra uma de milhares de reais. “É só uma página na Internet…”. Reveja seus conceitos.

Ainda falta muito estudo para me encaixar no ponto 4. Estou medianamente localizado no ponto 1. Esta é minha tentativa no ponto 2. Ainda não tenho uma câmera nem sei Flash para o ponto 3.

t+ e boa sorte a todos.

Tags: teorias listas pt-br