#5 – Quando se cria muita expectativa, geralmente dá em nada

Não conheço uma pessoa que não tenha passado por isso. “Vou ganhar uma bicicleta!” e acaba ganhando um monte de Comandos em Ação.

Sempre quando você recebe uma notícia boa, você quer compartilhar ela com todo mundo. Só que parece que, para quanto mais gente você conta ela, mais ao contrário ela vai acabar sendo no final. Algo como “Vou ganhar um milhão!” e no final acaba com “Vou ter que pagar 3 milhões?”. Parece que o melhor é manter o bico fechado e não espalhar as coisas boas que podem acontecer contigo, mas isso também não é garantia de que a coisa boa vai acontecer contigo.

Digamos que você é autônomo ou freelancer. Pinta um projeto bom pra ti, alguns milhares de Reais. Tudo se encaminha perfeitamente e quando tudo vai acontecer, acaba. Mesmo que você só tenha contado para sua mãe (sendo que ela não espalhou para toda família), as coisas sempre tendem a dar errado. Claro que quase tudo não depende só de ti, mas poxa vida também…

Tá uma desorganização isso aqui. Viram só? Era pra sair direitinho, e está acabando por se tornar um emaranhado de frases perdidas.

Mas vamos lá, por que isso acontece?

  1. Você não tem sorte. Já começou na sala do parto, quando você, com o cordão umbilical no pescoço, levou duas palmadas do médico, caiu no chão, foi trocado no berçário, não foi amamentado nem um mês, te chutaram no colégio, é feio de quebrar espelho, é atropelado 3 vezes no mesmo dia, resolve tentar a sorte em algo e espera que tudo dê certo. Tu só pode tá de brincadeira comigo.
  2. Não era para acontecer mesmo. Tua mãe já deve ter te falado isso. Uma variação de Deus escreve certo por linhas tortas. Talvez essa coisa boa não aconteceu por ela ser na verdade ruim ou porque uma coisa boa muito melhor está por vir. O que também pode acabar indo por água abaixo. Não que elas estejam interligadas, mas a cada coisa boa, você lança um dado amarelo contra três vermelhos posicionados no seis. É bem intimidador e só os fortes sobrevivem. Reino Unido contra Islândia.
  3. Alguém em algum lugar não gosta de você. Talvez esse alguém ache que você já ganhou muitas coisas boas na vida. Então ele muda o seletor para não-abençado e tu começa a pagar os pecados.
  4. Porque você contou para muita gente. Minha mãe já dizia, é tudo inveja. As pessoas ficam sabendo que você vai ganhar algo bom, então elas começam a querer o bem para elas, e não pra ti. Assim as energias positivas que estavam sobre sua cabeça, vão sendo sugadas para outras pessoas e todo mundo acaba por ganhar nada. Bando de olho gordo.

Chega de papo que ainda tenho trabalho para fazer. t+

Tags: explicação teorias pt-br